Passeio de moliceiro

O passeio de moliceiro é muitas vezes identificado como passeio de gondola.
Para os aveirenses que há muitos anos conhecem a ria e o passeio de moliceiro essa expressão não faz sentido, no entanto para quem vem de fora e visita Aveiro pela primeira vez é normal.
Isso acontece que Aveiro no estrangeiro continua a ser mencionada e reconhecida com a Veneza de Portugal, como em Veneza existem as gondolas é normal que quem nos visita procure por passeios de gondola.

Não há qualquer problema nisso. O visitante ao chegar a Aveiro rapidamente vai reparar na diferença entre Aveiro e Veneza e em especial na diferença entre o passeio de gondola e o passeio de moliceiro.

Se as Gondolas e os passeios em Veneza têm um charme especial, o passeio de moliceiro, com os seus painéis coloridos e marotos junto com as margens da Ria de Aveiro ladeadas por edifícios de Arte Nova, dão um encanto romântico a este passeio.

Aveiro para além do passeio de moliceiro

Se o passeio de moliceiro não for o suficiente para encantar quem visita Aveiro, temos ainda os nossos Ovos Moles de Aveiro, presentes em diversas pastelarias da cidade. Claro que os melhores, e também os mais doces, são os que encontramos na Maria da Apresentação. Esta é a nossa opinião,mas o ideal será sempre passar nas diversas casas que vendem ovos moles, provar alguns (será um grande sacrifício 🙂 ) e fazer uma escolha personalizada.

passeio de moliceiro

Sair do passeio de moliceiro para a visita às salinas de Aveiro

Se o passeio de moliceiro e uma prova de ovos moles é fundamental na visita a Aveiro, a passagem pelas Salinas é um momento único de comunhão com a ria, a tradição e as gentes de Aveiro.
Em Aveiro as Salinas são conhecidas como marinhas de sal e são trabalhados por pessoas que nelas trabalham durante todo o ano. Esses profissionais incríveis são os marnotos.
Em muitas das marinhas são eles que fazem a explicação durante a visita às salinas.
Durante esta visita poderá ver não só o local onde é tradicionalmente produzido o sal de Aveiro, como poderá assistir ao espectáculo magnifico das aves da região que nidificam por ai.
Para além da visita às salinas, dependendo da salina em que está, poderá fazer massagens, banhos com lama, tomar um café com a melhor vista e comprar os produtos tradicionais que são por lá produzidos.

Quando escolher a empresa em que vai fazer o passeio de moliceiro, pergunte se o podem deixar junto às salinas de Aveiro, se vendem a visita às salinas e quanto custa. Assim poderá ter uma excelente experiência durante a visita a Aveiro.

Vale a pena fazer um passeio de barco na Ria de Aveiro

Um passeio de barco na Ria de Aveiro é uma forma única e original de conhecer o melhor de Aveiro em 45 minutos. Os passeios de barco na Ria de Aveiro são realizados em embarcações tradicionais da  ria de Aveiro. Os Moliceiros, mais pequenos e com lindas proas coloridas e curvas, serviam para a apanha do moliço e os Mercantéis, grandes barcos que serviam para transportar o sal das salinas até aos armazéns do sal.

Durante o passeio de barco na Ria de Aveiro percorrerá 4 canais urbanos que existem dentro da cidade. Nesse percurso o guia que segue na embarcação indicará os principais pontos de interesse da cidade. Desde as salinas, aos edifícios de Arte Nova, canais, tradições de Aveiro, tudo é explicado ao pormenor.

O passeio de barco em Aveiro é a melhor forma de começar uma visita a Aveiro. Assim tem logo à partida conhecimento do que pode ver e uma série de referências de pontos imperdíveis durante uma visita a Aveiro.

 

Se precisar de ajuda para organizar o seu passeio estamos à sua disposição.

 

Bom passeio em Aveiro.